Rádio Ideias - Programa Frequência de Classe nº 19

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Outono começou em "clima" de "secura"

Foto: Gideone Rosa
E inverno promete ser o mais seco dos últimos anos

Como todos percebemos o nosso outono começou com pouca chuva, melhor dizendo, a temporada de chuvas se encerrou, dando início a uma estiagem que pode agravar a situação dos reservatórios.

Aqui em nossa região, que é tida como um dos melhores índices pluviométricos do país, teve sua última chuva na semana que passou, mais precisamente na Terça-Feira (21). 

Tivemos um bom índice de chuvas nessa temporada porém em muitos casos chuvas esparsas, o que não foi suficiente para encher nossos reservatórios. Diante desse fato, sem compreender, muitos brasileiros se perguntaram o por que da bandeira amarela nas contas de energia já que pareceu chover tanto, mas o fato foi esse, chuvas esparsas, ou seja, choveu aqui, mas ali não choveu, choveu lá mas não choveu cá e assim nossas usinas hidrelétricas ficaram sem a matéria prima necessária para produzir energia, o que fez nossas contas de luz começarem a subir.

O anunciado já pode estar escrito de que teremos um período de estiagem que poderá comprometer nossa produção de energia. Só para se ter uma ideia no Rio Grande Do Sul já não chove a mais de uma semana e é o estado que tem boa parte das termo-elétricas do país, as quais já estão ligadas.

A nós consumidores só resta nos preparar para termos uma energia mais cara nos próximos meses. E aos produtores rurais, principalmente os pecuaristas começarem a planejar a busca de alternativas para alimentar o rebanho.
Postar um comentário

Palestras

Palestras
Invista em seu maior patrimônio, Pessoas.