Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Governo Municipal em Ação


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Encontro da Pecuária Leiteira debate melhorias para a atividade em Jataí

A Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Jataí e Região (Coperleite), em parceria com a 2R Jataí, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural, realizou no último sábado (09), o Encontro da Pecuária Leiteira do Sudoeste Goiano, no Parque de Exposições Nélio de Morais Vilela, que teve por objetivo difundir tecnologias e conhecimentos aos produtores rurais para aumento da eficiência na produção leiteira e ainda, debater sobre a adoção de práticas de manejo.

Estiveram presentes no local, o prefeito Vinicius Luz, os secretários de Agricultura, Silomar Cabral, e de Desenvolvimento Econômico, Francis Barros, o presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), Geraldo Borges, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, o presidente do Sindicato Rural, Vitor Geraldo Gaiardo, o presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Jataí e Região (Coperleite), Fernando Inácio Cardoso, o presidente da Comissão de Leite da FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás), José Renato Chiari, os representantes da 2R Jataí, Roberto Peres e Rogério Corrêa. Além disso, o evento ainda reuniu cerca de trezentos produtores da região, que foram recepcionados com uma mesa de café da manhã com produtos advindos da agropecuária leiteira.

A abertura do encontro, foi realizada pelo presidente da Coperleite, Fernando Inácio Cardoso, que agradeceu a presença do público, ressaltando a importância desse encontro e da união dos produtores para fortalecer as produções nos próximos anos.

Já o representante da 2R Jataí, Rogério Corrêa, falou sobre a crise no setor este ano, enfatizando que os produtores precisam adquirir cada vez mais conhecimento e aperfeiçoar suas técnicas, já que este segmento contribui fortemente para o crescimento do país e do município.

Na ocasião, as autoridades compuseram a mesa de convidados e logo após foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

O prefeito Vinícius Luz, em sua fala, deu as boas vindas aos presidentes da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e da Abraleite, agradecendo também a presença de todos os representantes e parceiros da agropecuária leiteira de Jataí.

O prefeito, ainda descreveu o evento, como sendo de suma importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva, pois agrega valor ao que é produzido em Jataí, que já se destaca na categoria de maior produção de grãos e que é uma grande potência na produção de leite. Jataí produz mais de cem mil litros de leite por ano e é considerada uma das maiores produtoras de leite do país, e que por isso o Sindicato Rural e a Prefeitura de Jataí, já estão começando a viabilizar um estudo técnico e econômico para a criação de uma indústria de processamento de leite, que irá transformar a matéria-prima em produto final, melhorando a produtividade e lucratividade dos produtores e também a economia e desenvolvimento do município.

O evento contou com as palestras do presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), Geraldo Borges, que retratou sobre a atuação da Abraleite junto às entidades do setor, bem como sua atuação no Congresso Nacional e no Governo Federal, em busca de melhorias para maior desenvolvimento. Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, falou sobre a importância da genética de raças que influenciam para uma maior produção leiteira.

Logo após o saboroso almoço servido aos convidados, foi realizado o 2º Leilão Top Coperleite, onde foram ofertados 32 lotes de vacas, sendo elas recordistas de produção e das mais variadas raças e raridades genéticas.
Postar um comentário